Pessoal da Atenção Básica debate humanização no SUS em Itabuna
“A humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) não é um processo que tem fim. São ações processuais e continuadas, que estão nas mãos de cada um de nós”. A declaração é do professor José Carlos de Araújo, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), um dos palestrantes do 2º Seminário de Humanização do SUS no Município de Itabuna.
O evento reuniu, na tarde de terça-feira, dia 13, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de endemias e comunitários de saúde. O Seminário teve como objetivo consolidar a Política Nacional de Humanização do SUS no município.
Promoção pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Secretaria Municipal de Saúde, o 2º Seminário de Humanização do SUS no Município de Itabuna teve como finalidade debater e articular ações conjuntas para melhorar o acolhimento à população, sobretudo na rede de atenção básica.
“Através da prestação de uma assistência humanizada e acolhedora, desejamos consolidar este atendimento como peças fundamentais na construção qualitativa do SUS em Itabuna”, explica a coordenadora do NEP, Luciana Pinheiro.
As diretoras dos departamentos de Atenção Básica, Claudiana Correia de Jesus, e da Média e Alta Complexidade, Aline dos Anjos, também participaram do encontro. Ambas destacaram a importância de uma ação conjunta entre governos, servidores e usuários do sistema para que o atendimento tenha sempre qualidade.
Conquistas - Na abertura do evento, Luciana Pinheiro destacou o sentimento de respeito e atenção que deve nortear o atendimento, desde a recepção do paciente até a consulta médica. “Vivenciamos um SUS que traz embates, questionamentos, mas, também, conquistas importantes para a população que mais precisa do sistema público de saúde. Temos que aproveitar as boas experiências e refletir sobre para onde e por onde podemos avançar”, afirmou.
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Josivaldo Gonçalves, o fundamental para esta melhoria permanente é que as ações não dependam exclusivamente dos governos. “É importante a participação efetiva dos servidores e dos usuários”, assegurou.
O 2º Seminário de Humanização do SUS no Município de Itabuna foi mais uma etapa de uma série de ações realizadas pela Prefeitura de Itabuna para melhorar o atendimento nas 32 unidades básicas de saúde. Atualmente, a Prefeitura já recuperou, ampliou e modernizou 19 unidades que prestam serviço de qualidade à população através de médicos, enfermeiros e atendentes de enfermagem.
Valorização - Para valorização dos profissionais vinculados às unidades de saúde, a atual administração realizou neste ano oficinas e dinâmicas com digitadores, recepcionistas e pessoal de serviços gerais das unidades básicas de saúde. Também foram desenvolvidas dinâmicas voltadas para Relações Interpessoais e Autoestima/Recursos Humanos - Ética/Fluxo/ como lidar com as diversidades e momentos conflituosos.
Luciana Pinheiro destaca que a proposta é de promover uma reflexão permanente com os profissionais sobre práticas diárias no serviço, fazendo-os perceber que sua ação junto à comunidade pode se transformar em uma experiência exitosa para o SUS, com reflexos no atendimento à população.